Ensino fundamental

Ensino fundamental 

Finalidade:

O Ensino Fundamental tem como finalidade o desenvolvimento da capacidade de expressão na língua portuguesa, propiciando o acesso a uma nova forma de leitura do mundo e introduzindo o aluno num contexto gradativo de sistematização das situações de aprendizagem.

São objetivos específicos do Ensino Fundamental:

I. Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca;
II. A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores
IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
desenvolver atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características biopsicossociais do educando.

Princípios orientadores da nossa ação:

 

a) No Primeiro Ano
A partir da utilização sistemática de um novo instrumento de comunicação - a língua escrita - nossa ação tem como princípios:
- O favorecimento à apropriação crítica do saber formal acumulado, permitindo que o aluno busque melhores condições de interferir no contexto social como agente transformador;

- A compreensão de que a alfabetização não se inicia na hora em que determinamos e que a criança, ao ingressar no C.A., já está no processo de construção de conhecimentos;

- A garantia do direito à livre expressão, à valorização, ao respeito a opiniões divergentes e ao silêncio.
b) Do Segundo ao Nono Ano:
Comprometidos com a construção coletiva de uma sociedade justa, que proporcione condições de vida plena, temos como princípios:

- O respeito ao desenvolvimento cognitivo do aluno;

- A construção do conhecimento, respeitando-se a bagagem do aluno;

- A utilização do diálogo como principal instrumento de construção do conhecimento; - O reconhecimento das experiências vividas pelo aluno como ponto de partida e de chegada na construção do conhecimento;

- A utilização da língua materna como elemento integrador de todos os conteúdos;

- O acesso às múltiplas linguagens - palavra escrita, oral, musical, gestual, simbólica, etc.

- A valorização da criatividade;

- O desenvolvimento da criticidade.