Proposta Pedagógica

NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Para elaboração do Plano Político Pedagógico levamos em conta a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Partindo do aspecto legal, aliado às diretrizes e expectativas da nossa mantenedora - a Organização Hélio Alonso de Educação e Cultura -, temos uma proposta que associa ideias e sonhos ao nosso fazer pedagógico.

O PPP do COLÉGIO HÉLIO ALONSO, resultado de uma construção participativa, expressa concretamente a autonomia da escola na construção e no exercício da cidadania e da qualidade de ensino e nos faz pensar sobre a nossa função na sociedade atual. Valorizamos as experiências adquiridas e propostas inovadoras e consideramos nosso PPP como um instrumento dinâmico e atual. Não podemos mais exercer ações educativas de forma intuitiva, espontânea e sem unidade pedagógica. Não se trata de termos um documento para ser zelosamente arquivado na secretaria do Colégio, cumprindo assim, uma exigência legal. Sendo assim, nosso PPP será sempre a melhor expressão do que pensamos e do que fazemos - a nossa práxis. Deverá portanto, no máximo a cada dois anos, ser revisto e complementado com os resultados das nossas reflexões e reformulações.

Fundamentação teórica:

- Finalidades:

O Colégio Hélio Alonso tem a finalidade de ministrar a Educação Básica, em suas etapas de Educação Infantil - creche e pré-escolar, Ensino Fundamental, Ensino Médio e ainda cursos semelhantes ou afins, obedecendo ao processo de autorização e à legislação de ensino, variando os últimos em conteúdo e métodos segundo os interesses e necessidades da clientela, observadas as disposições legais aplicáveis em todos os casos.

A finalidade da educação  a ser ministrada, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais  de solidariedade humana, visa ao pleno desenvolvimento da pessoa e ao seu preparo para o exercício da cidadania, através :

da formação comum indispensável para o exercício da cidadania e dos meios para progresso no trabalho e estudos posteriores;

da compreensão dos direitos e deveres individuais e coletivos, do cidadão, do Estado , da família e dos grupos que compõem a comunidade;

do desenvolvimento integral do indivíduo e de sua participação na obra do bem comum;

da compreensão  de cultivar o respeito aos direitos e deveres da pessoa humana, os ideais de convivência entre as pessoas e de coexistência entre as nações, não se atentando para as diferenças de raça, de credo religioso, político ou filosófico.

Objetivos:

O objetivo geral do Estabelecimento, organizado como instituição educacional não partidária , é o de proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua auto  - realização, preparação para o exercício  consciente da cidadania e prosseguimento de estudos, observando as determinações da Lei Nº 9.394/96, de 23/12/1996 e demais disposições legais atinentes.