Histórico

O Colégio Hélio Alonso

A história do Colégio Hélio Alonso começa quando um  jovem, Hélio Alonso, de origem humilde e determinado, desperta seu interesse pelas áreas educacional e do direito, e cursa, concomitantemente, Letras Clássicas - Português, Latim e Grego na PUC e Direito na Faculdade Nacional de Direito.  O pioneirismo, a capacidade de enxergar à frente do seu tempo e a vocação para o magistério, levaram-no a criar, em 1954, um dos primeiros cursos pré-vestibulares do Brasil, o Curso Hélio Alonso, único especializado em preparar para a então Faculdade Nacional de Direito (atual UFRJ), que tinha o vestibular mais difícil, por causa do Latim. O que começou informalmente, em 1953, com uma pequena turma de 12 alunos aprovados, se transformou, ao longo de sua trajetórtia, na aprovação de mais de 35 mil candidatos para a Nacional de Direito e algo em torno de 70 mil aprovados nos vestibulares cariocas.  Assim, o Curso Hélio Alonso foi o início de uma trajetória de sucesso de muitos jovens de 17, 18 anos, que tiveram o privilégio de vivenciar a experiência única que foi estudar no CHA.

 Prof. Hélio Alonso

O sucesso na área da educação leva o Prof. Hélio Alonso a criar, em 1970 o Colégio Hélio Alonso, com sede em Botafogo .

Em 1971, o ensino superior era dominado pelas universidades públicas e havia poucas vagas para atender à demanda. Então, democratizando o ensino de comunicação no Rio de Janeiro, o prof. Hélio Alonso cria a primeira faculdade particular de Comunicação do Brasil: as Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA. Posteriormente foram criados os cursos de Turismo, Informática e Direito, se mantendo firme na filosofia de formar profissionais capazes de "pensar" e  "agir", além de ser uma faculdade de estudos e discussões, palco de iniciativas teatrais, poéticas e novas tendências musicais.

Em 1977, o Professor Ernesto Marrecas procura o Professor Hélio Alonso e propõe que o mesmo compre o tradicional Colégio Dois de Dezembro, no Méier, pois, por questões familiares, encontra-se impossibilitado de dar continuidade ao projeto. No dia 02 de maio de 1977 o Colégio 2 de Dezembro passa a pertencer à OHAEC, e em 21 de setembro de 1977 passamos a ter o mesmo nome que o Colégio de Botafogo, nascendo assim o Colégio Hélio Alonso - unidade Méier.

O Colégio do Méier prospera, e chega a ter cerca de 1300 alunos, incluindo toda a Educação Básica, a Formação de Professores e o pré-vestibular.

Por razões estratégicas a unidade de Botafogo encerra suas atividades, permanecendo então o Colégio no Méier, que completou no ano de 2023, 46 anos de serviços educacionais na comunidade. Sem perder de vista a nossa origem como escola preparatória para os exames vestibulares, nossa caminhada tem se desenvolvido no sentido de fortalecer o projeto pedagógico, buscando um trabalho que seja reconhecido pela qualidade, coerência e zelo pela aprendizagem. Ao selecionarmos nossos conteúdos e metodologias, tomamos como base o preparo do aluno para o exercício consciente da cidadania e a formação que todo jovem deve ter para enfrentar a vida com maior segurança. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, nossos currículos passam a contar com a disciplina Ética e Cidadania, construindo conceitos e desenvolvendo valores fundamentais para as respectivas faixas-etárias. Do 9º ano em diante oferecemos as disciplinas de Sociologia e Filosofia. Valorizamos o desenvolvimento integral da pessoa em todos os aspectos, oferecendo oportunidades ao aluno de participar de atividades de Arte e Educação Física a partir da Educação Infantil, que atende crianças a partir de 1 ano. Entendemos a Língua Portuguesa como principal ferramenta para alcançarmos, nas diferentes disciplinas curriculares, os objetivos de compreensão, análise e síntese. Mas valorizamos também o ensino de línguas estrangeiras, oferecendo Inglês desde o Jardim II até o final do Ensino Médio e Espanhol a partir do 9ano. Contando com uma equipe competente e engajada aos nossos sonhos e ideais, temos hoje um colégio comprometido com os resultados da aprendizagem. No nosso colégio o aluno pergunta, pesquisa, faz, descobre, cria e aprende.

Cronologia do Colégio Hélio Alonso - Méier: 

02/05/1977 - Professor Hélio Alonso adquire o Colégio 2 de Dezembro
21/09/1977 - Colégio 2 de Dezembro passa a se chamar Colégio Hélio Alonso e tem como Diretora a Profª Mirtes Alonso Tinoco
20/09/1978 - Prof° José Gualda Dantas assume o cargo de Diretor
21/09/1979 - Prof° Sergio Pedro Marconi Maia assume o cargo de Diretor
10/02/1981 - Prof° Wilson Cerqueira Lima assume o cargo de Diretor
28/01/1982 - Profª Maria José Ferreira Carneiro assume o cargo de Diretora
11/12/1985 - Prof° Ronald de Oliveira Mano assume o cargo de Diretor
08/06/1987 - Profª Andréia Cristina Alonso assume o cargo de Diretora, com a profª Judite Helena Giolito Ferreira como Diretora substituta
02/01/2001 - Prof° Sebastião Cláudio Batista Ferreira assume o cargo de Diretor
03/01/2005- Profª Lucia de Almeida Assis assume o cargo de Vice-Diretora Pedagógica
01/01/2006 - Profª Lucia de Almeida Assis assume o cargo de Diretora
01/01/2022 - Profª Elisa Maçãs assume o cargo de Diretora.